Dicas De Estudo

Bem, na minha Universidade o segundo semestre começou ontem. Então achei que era uma boa altura para partilhar algumas dicas de estudo, ou de concentração.
O cérebro é realmente algo incrível, para algo que queremos e não é propriamente o nosso dever, ele fica super concentrado, já quando temos realmente de estudar, tudo parece mais interessante. Até a vida animal de uma pequena mosca que sobrevoa perto de nós se torna mega interessante. Incrível!

– Acho que o passo principal que devemos tomar quando vamos estudar, é saber qual é a altura do dia que somos mais produtivos, por exemplo há muita gente que se sente apta e mais produtiva pela manhã. Eu por exemplo, já não sou assim. Apesar de eu acordar sempre cheia de energia, o meu cérebro da parte da manhã, quando tem de pensar, é pior que um computador a actualizar! E isto que digo é mesmo a serio! por isso prefiro sempre estudar depois de almoço e noite dentro, ao invés de estudar de manhã.
– Outro ponto que penso ser fulcral, é praticar o que aprendemos, quando digo isto refiro-me a ver e rever, a resolver exercícios aplicados, e quando não entendemos não desistir, procurar sempre perceber e encontrar um “fio condutor” na matéria, nem que demoremos mais. Por vezes a pressa é inimiga da perfeição. Se queremos entender, ou aprender a cerca de algum assunto, temos de estar dispostos a dedicar algum tempo e não só “5 minutos”.
– Acho que isto a maioria das pessoas faz, mas nunca e demais frisar, devemos sempre resolver os exercícios das aulas, e exames ou frequências mais antigas. Para além de ficarmos com uma ideia mais clara de que partes da matéria mais incidentes nas avaliações, é uma óptima maneira de nos avaliarmos e termos uma ideia de como estamos preparados ou não para uma determinada avaliação.
– Devemos evitar estudar com stress, isso vai levar a nossa mente a voar e a fugir do foco muito mais facilmente, por isso para reduzir o stress porque não um bom banho relaxante por exemplo? ou simplesmente tomar um chá de camomila, também ajuda a acalmar e reduzir o Stress.
– Fazer resumos ou esquemas, ajuda imenso na aprendizagem. Vejo muita gente que lhes basta apenas ler as aulas teóricas. Eu gostava de ser assim! Mas eu só aprendo a escrever e a resumir a matéria, e inclusive fazer esquemas ajuda-me muito! A minha memória fotográfica orienta-me sempre!
– Devemos sempre elaborar um plano de estudos e cumpri-lo à regra! Sinceramente eu nunca liguei muito a isso e achava dispensável, até que, como nesta última época de exames, os meus exames eram praticamente todos seguidos, eu tive de recorrer a esta dica e fazer o meu próprio plano de estudos e então percebi que faz mesmo diferença. Para isto devemos ter em conta as cadeiras ou matérias de maior rendimento e posteriormente as de menor rendimento.
– Fugindo um pouco aos livros, devemos ter atenção se fazemos uma alimentação adequada. Isto vai ajudar o cérebro a manter-se mais concentrado! Aqui falo por mim! Se eu não tiver comido o suficiente, vou estar de 5 em 5 minutos a pensar que chocolate irei comer daqui a 1h por exemplo.
– Fazer pausas no estudo também é extremamente importante! Devemos estabelecer um determinado tempo no dia, para nos dedicarmos a coisas que gostamos, ou desporto, ou ler um livro, ou ver séries, ou um Filme, ou simplesmente para dar uma vista de olhos nas redes sociais, até mesmo para ir tomar um “cafézinho”. Mas é um cafézinho mesmo, não é aquele tipo de cafés que tem noitada de seguida! Assim vamos evitar descontracções durante o tempo do estudo.
Não falei aqui de dois aspectos que podem ser importantes também, mas que eu acho básicos, que são, manter o local de estudo e a matéria organizada, e outro é uma eterna questão de: “estudar sozinho ou em grupo?”, Este ponto varia muito de pessoa para pessoa, eu por exemplo estudo muito melhor sozinha, quando estou acompanhada, que a minha capacidade de distracção viaja à velocidade da luz, por isso prefiro sempre primeiro estudar tudo sozinha e dependendo das matérias, juntar-me com alguém no fim para uma troca de dúvidas. Mas há pessoas que certamente já estudam melhor em grupo. Aqui cada um tem que ter em mente, como consegue ter um estudo mais rentável.
Espero que tenham gostado e que vos possa ajudar neste novo semestre. Espero que corra tudo bem a todos, porque a parte boa deste semestre, é que mal acaba, abraçamos o verão!
Xoxo, HYL

Deixar uma resposta